domingo, 10 de junho de 2012

10 Curiosidades do mundo animal

 

Dez dos fatos mais curiosos do mundo animal, mais cultura inútil para você impressionar os amigos naquela bate papo informal, bem naqueles momentos que a conversa cessa e não vem nada mais inteligente para dizer que:

- "Será que vai chover hoje?"

 

1-Existe Apenas uma ave venenosa:

O Pitohui é um género de aves canoras da sub-família Pachycephalidae endémicas da Nova-Guiné. São pássaros coloridos que tem a particularidade de ser a única ave existente no mundo a conter na pele e nas penas poderosos alcalóides neurotóxicos do grupo batracotoxinas, o mesmo composto encontrado nas rãs Dentrobatidae. Pensa-se que esta toxina serve como defesa química contra ectoparasitas ou predadores, como cobras, aves de rapina e seres humanos. O Pitohui não produz esta toxina, o mais provável é que o absorva de um género de escaravelho da família Melyridae, no qual faz parte da sua dieta.

2- O peixe mais rápido do mundo:

O Peixe-Agulhão, também conhecido como Marlim é um exímio nadador e pode ultrapassar a velocidade de 115km/h. Atingir esta velocidade dentro da água é um feito ainda mais notável, principalmente se você levar em conta que é um peixe enorme, capaz de pesar mais de meia tonelada.

3- A maior lula do mundo:

O molusco pertence a uma espécie (Mesonychoteuthis Hamiltoni) conhecida pelo apropriado nome de "lula colossal". É um predador voraz, capaz de atingir velocidades elevadas na perseguição das suas presas. Ela é dona do maior olho entre todos os animais do planeta, com um diâmetro maior que uma bola. Pouco se sabe sobre este cefalópode devido a profundidade em que vive nas gélidas águas do oceano ártico, profundidade que chega a 2.200 metros.
Um de seus predadores e muito provavelmente o único, é a baleia cachalote. Entretanto ela não se entrega facilmente. Com dois bicos enormes e afiados, e garras giratórias em forma de ganchos a batalha é feroz! Muitas cachalotes tem cicatrizes deste verdadeiro duelo de titãs.

4- As formigas dormem?

As formigas trabalham numa espécie de "turno", onde há troca de formigas para realizar as tarefas do formigueiro. As formigas não dormem propriamente, mas seu metabolismo abaixa, e por isso ela fica num estado de letargia, ou seja "mais lerda".

5- O pisca-pisca do vagalume:

A luz é produzida pela oxidação de uma substância química chamada luciferina na presença de uma enzima chamada luciferase, ATP (fonte de energia) e magnésio. A cor e o ritmo da luz variam de acordo com a espécie. O animal pode controlar a produção, a duração e a intermitência (quantas vezes acende e apaga) da luz. A luminescência é um aviso aos inimigos para que se afastem. Nos adultos, também tem a função de atrair a fêmea para o acasalamento.

6- Porque os morcegos dormem de cabeça para baixo?

É porque isso os deixa na posição ideal para alçar vôo. Ao contrário dos pássaros, os morcegos não conseguem se lançar no ar a partir do chão. Suas asas não produzem elevação suficiente para alçar vôo sem um impulso inicial e seus membros inferiores são tão pequenos e pouco desenvolvidos que eles não conseguem correr para acumular a velocidade necessária para alçar vôo. Em vez disso, eles usam as garras dianteiras para subir até um lugar alto e se lançam de lá para iniciar o vôo. Dormindo de cabeça para baixo, em um lugar alto, eles ficam prontos para voar se precisarem escapar do abrigo.

7- O olfato mais aguçado:

O olfato mais aguçado existente natureza é o do macho da mariposa imperador que segundo experimentos feitos na Alemanha em 1961, pode detectar a substância sexual produzida pela fêmea virgem à distância de 11 Km, contra o vento. Os receptores localizados nas antenas do macho são tão sensíveis que são capazes de detectar uma única molécula de substância.

8- O animal mais forte:

Em proporção ao seu tamanho, os animais mais fortes são os besouros gigantes, encontrados principalmente nos trópicos. Testes realizados com o besouro-rinoceronte demonstravam que pode suportar em seu dorso 850 vezes o próprio peso. Para efeito de comparação, um homem pode levantar (com um auxílio de suporte) apenas 17 vezes o próprio peso.

9- Único animal que não se adapta:

A maioria dos animais e plantas adaptam-se ao meio que os rodeia. Os castores fazem exatamente o contrário, eles alteram o ambiente de acordo com as suas necessidades. Constroem lagos e barragens para proteger as suas tocas que têm entradas subaquáticas.

10- Maior ninho:

A maioria dos pássaros constrói ninhos novos todos os anos. Fiel a um único parceiro por toda a vida a águia careca acasala para a vida toda e constrói apenas um ninho, o qual vai ampliando todos os anos. Alguns ninhos pesam quase uma tonelada podendo atingir 4 m de altura e 2.5 de largura. Pouco profundo, é forrado de ervas, algas e outras plantas. A fêmea põe até 3 ovos por ano. Depois de 35 dias de gestação, nasce o filhote, que fica até 12 semanas no ninho. A partir daí, o filho já parte para as primeiras caçadas.

0 comentários:

Postar um comentário