A comida tailandesa está cada vez mais difundida e apreciada. O segredo dessa culinária milenar vai além do preparo dos pratos. Conta-se que há dois séculos os tailandeses comiam sentados numa esteira ou tapete.
No lugar de mesas, eram usados grandes vasos de bronze com uma tampa, sobre as quais era colocada uma toalha vermelha. A carne era cortada em pequenos pedaços e o arroz colocado numa tigela funda no chão. Para servir a comida, utilizavam colheres de madrepérola. Os convidados não usavam facas nem garfos. Eles comiam fazendo pequenas bolas de arroz com os dedos e as mergulhavam nos pratos de acompanhamento. Os talheres só foram introduzidos tempos depois pelos europeus. Esses costumes se modificaram, mas o rico sabor da culinária Thai continua o mesmo. O equilíbrio de sabores, aromas, texturas e cores é muito valorizado nessa cozinha. As refeições tailandesas são compostas por muitos pratos, todos levados à mesa ao mesmo tempo: uma sopa, uma salada, um prato picante (caril ou curry) e vários molhos em geral à base de "nam pla" (molho de peixe) onde são mergulhados vegetais ou frutos do mar. Tudo acompanhado de uma boa dose de arroz, considerado o alimento principal em muitos países da Ásia. O tipo mais comum é o arroz jasmim, que é mais perfumado e delicado.
Temperos básicos da comida tailandesa
"As pessoas só precisam ter cuidado no manuseio e uso das pimentas, lavar sempre muito bem as mãos e utilizar com parcimônia", sugere Marcos Sodré, chef do restaurante tailandês Sawasdee.
Entre os temperos menos conhecidos pelos brasileiros está o nam pla, um molho de peixe fermentado, de forte aroma, que tem por finalidade salgar o alimento. "É como o shoyu para o japonês", compara Sodré.
Este tempero é resultado do cozimento de peixes e temperos diversos. Apesar de ser industrializado, no Oriente é costume prepará-lo segundo receitas próprias, variando, assim, de acordo com o gosto e a intensidade do tempero empregado.
O chili ou chilii, planta tropical da família do pimentão, conhecida por pimenteira-cumari ou peperoncino, é essencial em pratos da culinária tailandesa.
De sabor picante, é encontrado ao natural ou seco, inteiro ou em pó, na forma de pasta e de molho pronto com tomates. Tome cuidado na manipulação para evitar queimaduras nos olhos e na pele.
Outra especiaria é o curry ou caril, mistura de vários ingredientes que formam uma pasta, utilizada no preparo de ensopados de carne, frango, peixe, porco ou camarão.
No entanto, "o curry tailandes não tem a menor semelhança com o pó amarelo indiano que todos nós conhecemos. Ele pode ser verde, com sabor cítrico picante; vermelho, muito picante; ou amarelo picante com perfume de especiarias", explica Sodré.
Divergências de receitas à parte, os ingredientes mais freqüentes na elaboração do curry tailandês são: pimenta, alho, chalota, galangal, raízes de coentros e krachai (uma pequena laranja acastanhada) e raízes naturais do país.
Estas especiarias geralmente são pilados num almofariz ou amassados entre duas pedras chatas, onde junta-se pimenta fresca e se obtém a pasta, que é cozida no leite de coco antes de se acrescentar carne ou vegetais. Este tipo de curry só é encontrado em lojas de produtos orientais.
"O forte da cozinha tailandesa são os frutos do mar, mas o consumo de carne de porco, frango e pato também é muito grande". E, para quem gosta de misturas exóticas, "o porco com camarão é muito comum", conta o chef.
Uma refeição clássica tailandesa é composta por peixe no vapor, sopa, peixe frito, molho picante, salada, curry de frango ou porco e de sobremesa frutas. Mas a estrela do menu é o tradicional arroz jasmin. De origem tailandesa, este arroz é conhecido pelo aroma de jasmim, que tem o poder de abrir o apetite. A textura é macia e úmida, e os grãos são alongados e finos.
As sobremesas são sempre compostas por frutas tropicais, como manga, abacaxi, coco, tamarindo (em suco) e outras. Os tailandeses comem com garfos, colheres e raramente usam facas, já que as carnes e os legumes vêm cortados em pequenos pedaços. Ao contrário do que muitos pensam, os pauzinhos (hashis) são utilizados somente para massas do tipo chinesas. A água e o chá são as bebidas mais comuns, embora o uísque tailandês com soda e uma boa dose de suco de lima sejam apreciados em ocasiões festivas.
A culinária da Tailândia, não só usa insetos, como também muitos produtos de origem vegetal, como: cenoura, ervilha, brotos, salsão, erva doce, etc; e também diversos tipos de carne (bovina, suína, caprina), e riquíssima em frutos do mar. Constituindo uma refeição rica em fibras e proteínas, com baixo teor de gordura e extremamente saborosa.
0 comentários:
Postar um comentário