Aviadora norte-americana, nasceu a 24 de Julho de 1898, no Kansas, Estados Unidos da América, e faleceu em 1937. Fez os seus estudos na Universidade de Columbia e na Harvard Summer School.
Teve as primeiras lições de voo a 3 de Janeiro de 1921, e seis meses mais tarde comprou o primeiro avião: um Kinner Airster, em segunda-mão, pintado de amarelo, a que deu o nome "Canary" (Canário). Foi com este avião que bateu o primeiro recorde, atingindo uma altitude de 14 mil pés.
Em 1928, tornou-se a primeira mulher a fazer uma travessia transatlântica, como passageira, quando dois pilotos americanos, Wilmer Stultz e Louis Gordon, a convidaram para voar com eles.
Em 1931, foi a primeira mulher a fazer a travessia aérea do oceano Atlântico sozinha, tendo estabelecido um novo recorde ao completar a viagem em treze horas e meia.
Quatro anos mais tarde atravessou o Pacífico, partindo do Havai e chegando à Califórnia. Ainda em 1935, bateu um recorde único de velocidade ao cumprir o trajecto Cidade do México - Nova Iorque em catorze horas e dezanove minutos.
Em Junho de 1937, acompanhada pelo navegador Frederick Noonan, iniciou a travessia do globo (para Este) a partir de Miami. No dia 2 de Julho o avião desapareceu enquanto cumpria a rota de Lae, Nova Guiné, para as ilhas Howland.
O marido de Amelia Earhart, George Putman, depois do desaparecimento da aviadora, publicou o livro Last Flight (1937), que teve como base de elaboração os relatos da viagem transmitidos nas várias paragens que Amelia efectuou, até ao fatídico dia 2 de Julho.
Amelia Earhart recebe a Cruz de Cavaleiro da Legião de Honra” do governo francês em junho de 1932.(foto da direita)
Foto de Amelia Earhart e Fred Noonan, Los Angeles, Maio de 1937
Amelia Earhart sendo cumprimentada pela Sra. Foster Welch, Prefeita de Southampton, 20 de junho de 1928
Earhart na cabine do Electra, c. 1936
Earhart caminhando com o Presidente Herbert Hoover nos jardins da Casa Branca em 2 de janeiro de 1932
Amelia desapareceu no oceano Pacífico, perto da Ilha Howland enquanto tentava realizar um vôo ao redor do globo em 1937. Foi declarada morta no dia 5 de Janeiro de 1939. Seu modo de vida, sua carreira e o modo como desapareceu até hoje fascinam as pessoas.
0 comentários:
Postar um comentário