domingo, 20 de maio de 2012

60 Anos de paixão

Esquadrilha da Fumaça 1

 

O segundo esquadrão de demonstração área mais antigo do mundo celebrará seis décadas de atividade em maio; São mais de 3.500 apresentações até hoje.

 

O começo

A proposta era encontrar histórias de paixão pela Esquadrilha da Fumaça. Um desafio facilitado pela internet e pelos 60 anos de apresentações pelo mundo. No começo do ano, Aerovisão  convidou internautas a prestar uma homenagem aos pilotos e especialistas do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), nome Brasileiro (FAB), mais conhecida pelo apelido “ Esquadrilha da Fumaça” e que acumula números impressionantes: mais de 3.500 apresentações, no  Brasil e no exterior, além do recorde mundial com 12 aeronaves em formação voando de dorso(ponta-cabeça).

 


Público


“O nosso público não é mero espectador, ele é protagonista da nossa história”, afirma o Comandante do EDA, Tenente-Coronel-Aviador Wagner de Almeida Esteves. A cumplicidade, aliais, pode ser comprovada na maioria dos relatos garimpados com o apoio das mídias sociais. Tal como o poema da mineira Adélia Prado, os fãs da Fumaça recorrem à memória afetiva para explicar como transformaram máquinas em puro sentimento , em emoções e superações a própria vida.

 

Apresentações

Esquadrilha da Fumaça2

A Fumaça realiza de 90 a 120 apresentações por ano, no Brasil e fora do país, e leva as acrobacias para até 800 mil pessoas por ano, sem contar a população que acompanha as inúmeras reportagens sobre o esquadrão pela televisão. As historias de paixão não são poucas. Um admirador até mudou a data do casamento para não perder uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça.” A estratégia para convencer a noiva foi antecipar a cerimônia”, brinca João Silvério, de São Paulo.

 

A festa

 

feee942896ea41b2509b40a1c195afac_XLA festa de comemoração dos 60 anos da Esquadrilha da Fumaça está marcada para maio e promete transformar Pirassununga, no interior de São Paulo, num palco de um grande encontro aeronáutico. A programação inclui a participação de aviões e pilotos brasileiros e estrangeiros. Os organizadores estimam receber  mais  de 100 mil pessoas em dois dias de evento que será realizado na Academia da Força Aérea (AFA).

 

Entre as atrações estão os aviões dos halcones, a esquadrilha chilena. Os cinco pilotos comandam o Extra 300, que é um avião exclusivo para acrobacias. Apresentações inéditas também fazem parte da programação. “Pela primeira vez no Brasil o F-18 da Força Aérea do Canadá, da Marinha dos Estados Unidos. Também aviões de outros esquadrões da Força Aérea Brasileira, equipes civis de acrobacia brasileira”, disse a oficial de relações públicas tenente Josiana Mendes.

0 comentários:

Postar um comentário