Duas marcas que nasceram da rivalidade entre irmãos e que, até pouco tempo, mantiveram a “tradição” edificando uma briga ferrenha pelo mercado através de patrocínios.
ADIDAS x PUMA: uma guerra entre dois irmãos
Por trás da rivalidade entre as duas empresas, está uma violenta briga familiar, tendo como protagonistas os irmãos Adolf (1900-1978) e Rudolf Dassler (1896-1974).
Na década de 20, os Dassler começaram a fazer calçados esportivos na área de serviço da casa onde moravam. Após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1948, brigaram e desfizeram a sociedade. Separados levaram suas respectivas empresas para o topo do mundo.
As duas empresas tem base na mesma cidade, Herzogenaurach, pequena cidade na Bavária, onde viviam os irmãos Dassler. Alguns produtos especiais ainda são feitos na sede, mas a maior parte de suas produções é realizada em países do Terceiro Mundo.
As estratégias de guerra
Em propagandas clandestinas realizadas com estratégias de marketing, Muhammad Ali, Franz Beckenbauer e Zinedine Zidane tornaram-se lenda das três listras das Adidas, já Pelé e Boris Becker se transformaram em ídolos mundiais com a Puma, sendo estas grandes jogadas contra as marcas.
Entre estratégias de marketing e ações inusitadas, as duas marcas ganharam notoriedade com garotos-propagandas que contribuíram para o seu crescimento.
Durante um jogo entre Brasil e Peru os jogadores esperavam o começo da partida. O juiz estava prestes a autorizar o início quando Pelé (maior jogador do mundo naquela época) instruído por Rudolf, pediu mais uns segundos para poder amarrar suas chuteiras. Imediatamente (e inocentemente) todas as câmeras focalizaram o pé do Rei e sua chuteira da Puma. O retorno foi imenso, uma vez que a Copa de 70 foi a primeira a ser transmitida ao vivo.
Depois de Pelé, diversos outros jogadores famosos participaram de propagandas da empresa, incluindo Maradona e atletas conhecidos de diversos outros esportes.
A mistura desta briga familiar, com a rixa nos negócios e as vitórias esportivas, além de fascinantes, formaram duas marcas poderosas, reconhecidas no mundo inteiro.
Resultado
Na copa da Alemanha em 1974 os jogadores da Seleção Alemã receberam assédio de ambas as empresas. No final, a Adidas ganhou a disputa, e viu seu logo subir ao pódio pela Alemanha pela segunda vez desde 1954.
Rudolf Dassler viu a Alemanha ser campeã, com a Adidas em 1974. Mas sua saúde já estava muito debilitada. Já no hospital perto de morrer, ele pediu para ver o irmão Adolf pela ultima vez. Queria fazer a paz. Mas infelizmente Adolf não apareceu e quando Rudolf veio a falecer, Adolf NÃO COMPARECEU AO ENTERRO.
Em 1978, Adolf veio a falecer, e foi enterrado no mesmo cemitério mas, bem distante do irmão.
As empresas passaram para os filhos, primos que não fizeram a paz e continuaram a rivalidade. As empresas são grandes marcas até hoje, mas cada um por si.
Para informações mais detalhadas assistam o documentário abaixo.
0 comentários:
Postar um comentário